Francisca Cortesão
e Afonso Cabral
Dois músicos à procura de um espaço — e que tiveram a sorte de o encontrar, são parte da equipa louva-a-deus.
Em comum têm o Mais Alto!, concerto comentado de música de protesto para crianças e jovens, participações em espectáculos e gravações de Walter Benjamim, noiserv ou Bruno Pernadas, uma canção chamada “Anda Estragar-me Os Planos”, e uma licenciatura entretanto descontinuada em Comunicação e Cultura, feita com um ano de diferença na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Ambos escrevem canções em inglês e em português.
os cicerones do louva-a-deus
Francisca Cortesão
Porto, 1983.
Voz principal e criadora dos esqueletos das canções de Minta & The Brook Trout, cujo primeiro disco foi editado em 2009, faz também parte dos They’re Heading West. Em 2017 juntou-se à Mão Verde, de Capicua e Pedro Geraldes, juntamente com o percussionista António Serginho, com quem faz música para crianças que não se quer infantil.
Em 2019 criou, a convite do teatro LU.CA, o Mais Alto!, espectáculo de versões de canções de protesto comentadas e contextualizadas por Isabel Minhós Martins, do Planeta Tangerina.
Ao vivo e em disco, sobretudo com coros e guitarras, já colaborou com artistas como Bruno Pernadas, David Fonseca, B Fachada, Márcia, Madalena Palmeirim e Lena d’Água.
Mais recentemente tem também escrito para outros intérpretes, como Cristina Branco, Pedro Moutinho e Ana Bacalhau.
É também tradutora (mais sobre isso aqui) e membro da equipa fundadora do louva-a-deus.
Afonso Cabral
Lisboa, 1986.
Membro fundador dos You Can’t Win, Charlie Brown (YCWCB), com quem trabalha, desde 2009, como compositor e letrista, vocalista, teclista, guitarrista e, ocasionalmente, baixista.
Em nome próprio editou Morada, em 2019 e Ao Vivo no CCB, em 2020. Integra desde 2014 a banda de Bruno Pernadas, e mais recentemente juntou-se a Minta & The Brook Trout.
Escreve também canções para outros intérpretes, como “Perto”, para a fadista Cristina Branco. Tem ainda participações, enquanto vocalista, em discos de Noiserv, Moullinex, Minta & The Brook Trout, Paus e Rita Redshoes, entre outros e, mais recentemente, como produtor, no disco Still Life, de April Marmara (2023).
É também membro da equipa fundadora do louva-a-deus e agenciado enquanto Afonso Cabral pelo louva-a-deus.
o gravador principal
Nelson Carvalho
Com uma carreira ímpar no panorama nacional, desde o final da década de 1990, o gaiense Nelson Carvalho gravou, produziu e misturou dezenas de discos de artistas e bandas que vão de Sérgio Godinho a Camané, passando por Clã, Legendary Tigerman, Deolinda, Frankie Chavez, Samuel Úria, Salvador Sobral ou Orelha Negra, para além de fazer som ao vivo para música e teatro e ter estado a cargo dos estúdios de gravação da Valentim de Carvalho durante vários anos.
O Nelson faz parte da equipa do louva-a-deus, acompanhando a construção e desenho acústico desde o primeiro momento, e está a seu cargo a direção técnica do estúdio de gravação, ou seja, da sala de captação e das duas régies.
os construtores do espaço
MVCC Arquitectos
Fundada no Porto em 1979 por Mercês Vieira e Camilo Cortesão, a MVCC é um escritório de arquitectura e urbanismo com obra feita por todo o território nacional, da qual se destaca a requalificação da baixa do Porto por ocasião do Porto 2001, o Parque Verde do Mondego e o Polo II da Universidade, em Coimbra, os Jardins do Castelo de Guimarães, ou a requalificação da Av. Fernão de Magalhães, no Porto. Actualmente têm em curso a renovação da Praça de Sete Rios, em Lisboa, bem perto do louva-a-deus.
CONTRARUÍDO
Após uma consultoria inicial pela Newell Acoustic Engineering, foi o Engenheiro Diogo Mateus o responsável pelo acompanhamento acústico da construção do estúdio — Docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra e membro do Contraruído, laboratório de ensaios acústicos e de vibrações, através do qual acompanhou a construção ou reabilitação, entre outros, do Cineteatro da Lousã, do edifício da NOVA School of Business and Economics, em Carcavelos, e do Cine Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim.
BRUCAVI
Tendo décadas de experiência em projectos de muito maior dimensão em vários cantos do mundo, o Engenheiro Jorge Vieira tem mais recentemente trabalhado em Lisboa, sem desdenhar obras de dimensões mais pequenas, à sua escala. O louva-a-deus agradece-lhe.